10.1 Planejamento das  Comunicações  10.2 Distribuição das  Informações  10.3 Relato de Desempenho  10.4 Encerramento  Administrativo
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

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10.3 Relato do Desempenho

O relato de desempenho envolve coletar e disseminar informações de desempenho para fornecer aos interessados informações sobre como os recursos estão sendo utilizados para alcançar os objetivos do projeto. Este processo inclui:

   Relatórios de situação - descrevem a posição atual do projeto.

   Relatórios de progresso - descrevem o que a equipe do projeto tem conseguido.

   Previsões - predizem a futura situação e progresso do projeto.

  Os relatórios de desempenho geralmente devem fornecer informações do escopo, cronograma, custo e qualidade. Muitos projetos também exigem informações de risco e aquisições . Os relatórios podem ser preparados de forma abrangente ou baseados em exceções.

Entradas
   .1 Plano do projeto
   .2 Resultados do trabalho
   .3 Outros registros do projeto
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Técnicas & Ferramentas
   .1 Revisões de desempenho
   .2 Análise da variação
   .3 Análise de tendência
   .4 Análise do valor do trabalho
       realizado (earned value)
   .5 Técnicas e ferramentas
       para a distribuição da
       informação
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Outputs
   .1 Relatórios de desempenho
   .2 Requisições de mudanças
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10.3.1 Entradas para o Relato de Desempenho

.1 Plano do projeto. O plano do projeto é discutido na Seção 4.1.3.1. Ele contém vários baselines que serão utilizadas nas avaliações do desempenho do projeto.

.2 Resultados do trabalho. Os resultados do trabalho – quais subprodutos foram completa ou parcialmente concluídos, quais custos (e/ou recursos) estão sendo incorridos ou comprometidos , etc - são saídas da execução do plano do projeto (discutido na Seção 4.2.3.1). Os resultados do trabalho devem ser reportados dentro de uma estrutura fornecida pelo plano de gerencia de comunicações. A precisão e a uniformidade das informações dos resultados do trabalho são essenciais para a utilidade dos relatos de desempenho.

.3 Outros registros do projeto. Os registros do projeto são discutidos na Seção 10.2.3.1. Adicionalmente ao plano e aos resultados do trabalho, outros documentos do projeto freqüentemente contêm informações pertinentes ao contexto, que devem ser consideradas quando da avaliação do desempenho do projeto.

10.3.2 Técnicas e Ferramentas para o Relato de Desempenho

.1 Revisões de desempenho. As revisões do desempenho são reuniões para avaliar a situação e/ou progresso do projeto. As revisões do desempenho são, tipicamente, utilizadas em conjunto com uma ou mais das técnicas abaixo.

.2 Análise da variação. A análise da variação envolve comparar os resultados reais do projeto com os resultados planejados ou esperados. As variações no custo e no cronograma são as mais freqüentemente analisadas, mas as variações do plano nas áreas de escopo, qualidade e risco, são, freqüentemente, de igual ou maior importância.

.3 Análises de tendência. As análises de tendência envolvem examinar os resultados do projeto através do tempo para determinar: se o desempenho está melhorando ou deteriorando.

.4 Análises do valor do trabalho realizado. As análises do valor do trabalho realizado, em suas várias formas, são o método mais comumente utilizado na medição do desempenho. Integram medições de escopo, custo (ou recursos) e cronograma para auxiliar a equipe de gerência do projeto a avaliar o desempenho do projeto. O valor do trabalho realizado (EV) envolve cálculos de três importantes valores para cada atividade:

   O Valor Planejado (PV), previamente chamado de custo orçado do trabalho programado (BCWS), é aquela parte da estimativa aprovada do custo, que foi planejada para ser consumida durante um dado período.

   O Custo Real (AC), previamente chamado de custo real do trabalho realizado (ACWP), é o total dos custos para realizar o trabalho na atividade durante um dado período. Este Custo Real deve corresponder não importa o que seja com o que estava orçado para o PV e o EV ( exemplo: somente horas diretas, somente custo direto, ou todos custos incluindo custos indiretos).

   O valor do trabalho realizado EV, previamente chamado de custo orçado do trabalho realizado (BCWP), é o valor do trabalho realmente concluído.

  Estes três valores são utilizados conjuntamente para fornecer medidas se os trabalhos estão ou não estão sendo realizados conforme planejado. As medidas mais comumente usadas são a variação do custo (CV) (CV = EV – AC), e a variação do cronograma (SV) (SV = EV – PV). Estes dois valores, o CV e SV, podem ser convertidas para indicadores de eficácia para refletir o custo e cronograma realizado de algum projeto. O índice de desempenho do custo (CPI = EV / AC) é o mais comunmente usado indicador de custo-eficiência. O acumulativo CPI (a soma de todos os EVs individuais orçados dividido pela soma de todos os ACs individuais) é largamente usado para prever custos de projeto para a conclusão. Também, o índice de desempenho do cronograma (SPI = EV / PV) é as vezes usado na conjunção com o CPI para prever a estimativas de término do projeto.

.5 Ferramentas e técnicas para a distribuição da informação. Os relatórios de desempenho são distribuídos utilizando as ferramentas e técnicas descritas na Seção 10.2.2.

10.3.3 Saídas do Relato de Desempenho

.1 Relatórios de desempenho. Os relatórios de desempenho organizam e sumarizam as informações obtidas e apresentam os resultados de quaisquer análises. Os relatórios devem fornecer os tipos de informações e o nível de detalhe requerido pelos vários interessados, conforme documentado no plano de gerencia da comunicação.
  Os formatos comu ns para os relatórios de desempenho incluem gráficos de barras (também chamados de gráficos de Gantt ), curva S, histogramas e tabelas. A Figura 10–2 utiliza uma curva S para apresentar dados cumulativos de análise do EV, enquanto que a Figura 10-3 apresenta um conjunto diferente, de dados do EV, em forma tabular.

.2 Requisições de mudanças. As análises do desempenho do projeto, freqüentemente, geram requisição de mudanças em alguns aspectos do projeto. Estas requisições de mudanças serão tratadas como descrito nos vários processos de controle de mudanças (gerência de mudança do escopo, controle do cronograma, etc.).

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