9.1 Planejamento Organizacional  9.2 Montagem da Equipe  9.3 Desenvolvimento da Equipe
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

modelo

9.2 Montagem da Equipe

A montagem da equipe envolve conseguir que os recursos humanos necessários (indivíduos ou grupos) sejam alocados ao projeto. Na maioria dos ambientes, o “melhor” recurso pode não estar disponível. A equipe de gerência do projeto deve então se certificar de que os recursos que estão disponíveis satisfarão os requisitos

Entradas
   .1 Plano de gerência de
       pessoal
   .2 Descrição do quadro de
       pessoal
   .3 Práticas de recrutamento
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
Técnicas & Ferramentas
   .1 Negociações
   .2 Alocações prévias
   .3 Contratação
oooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
ooooooooooooo
oooooooooooooo
Saídas
   .1 Pessoal do projeto
       designado
   .2 Relação da equipe do
       projeto
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo

9.2.1 Entradas para a Montagem da Equipe

.1 Plano de gerência de pessoal. O plano de gerência de pessoal está descrito na Seção 9.1.3.2. Isto inclui os requerimentos de pessoal do projeto como descrito na Seção 9.1.1.2.

.2 Descrição do quadro de pessoal. Quando a equipe de gerência do projeto é capaz de influenciar ou controlar a designação de pessoal, ela deve considerar as características do pessoal potencialmente disponível. As considerações incluem, mas não se limitam a:

   Experiência anterior – os indivíduos ou grupos realizaram trabalhos similares anteriormente ? Eles fizeram isso bem ?

   Interesses pessoais – os indivíduos ou grupos estão interessados em trabalhar nesse projeto?

   Características pessoais – os indivíduos ou grupos têm características próprias para trabalhar como uma equipe ?

   Disponibilidade – a maioria dos indivíduos ou grupos desejados estarão disponíveis no momento necessário ?

   Competências e proeficiência – quais competências são necessárias e em que nível?

.3 Práticas de recrutamento. As organizações envolvidas no projeto podem ter políticas, manuais ou procedimentos para orientar a aquisição de pessoal. Quando elas existem, tais práticas atuam como uma restrição no processo de alocação de pessoal.

9.2.2 Técnicas e Ferramentas para a Montagem da Equipe

.1 Negociações. As designações de pessoal devem ser negociadas na maioria dos projetos. Por exemplo, a equipe de gerência do projeto pode necessitar de negociar com:

   Os gerentes funcionais responsáveis, para assegurar que o projeto receba apropriadamente o pessoal competente no momento adequado.

   Outras equipes de gerência do projeto dentro da organização, para designar apropriadamente os recursos escassos ou especializados.

  As competências de persuasão da equipe (ver Seção 2.4.5, Influência da Organização) desempenham um importante papel na negociação das designações de pessoal, assim como as políticas das organizações envolvidas. Por exemplo: um gerente funcional pode ser premiado de acordo com a utilização do pessoal. Isto cria um incentivo para o gerente designar o pessoal disponível, mesmo que não satisfaça todos os requisitos do projeto.

.2 Alocações prévias. Em alguns casos, o pessoal pode ser designado previamente ao projeto. Esse é freqüentemente o caso quando (a) o projeto é o resultado de uma proposta competitiva e o pessoal especificado foi prometido como parte da proposta ou (b) o projeto se refere a um serviço interno e as designações de pessoal foram definidas dentro do Project Charter.

.3 Contratação. A gerência da contratação do projeto (descrita no Capítulo 12) pode ser utilizada para obter os serviços de indivíduos específicos ou grupos de indivíduos para realizar as atividades do projeto. A contratação é requerida quando a organização não tem o pessoal necessário no seu quadro para concluir o projeto (por exemplo, como resultado de uma decisão consciente de não contratar tais indivíduos como empregados em tempo integral, como resultado de ter todo pessoal adequadamente competente previamente comprometido com outro projeto, ou como resultado de outras circunstâncias).

9.2.3 Saídas da Montagem da Equipe

.1 Pessoal do projeto designado. O projeto está com o pessoal alocado quando as pessoas apropriadas tiverem sido realmente designadas para trabalhar nele. O pessoal pode ser designado em tempo integral, tempo parcial, ou variável, dependendo das necessidades do projeto.

.2 Relação da equipe do projeto. É uma relação contendo todos os membros da equipe do projeto e outras as partes envolvidas. A relação pode ser formal ou informal, muito detalhada ou geral, dependendo das necessidades do projeto.

modelo

  página anterior      próxima página