12.1 Planejamento das Aquisições | 12.2 Preparação das Aquisições | 12.3 Obtenção de Propostas | 12.4 Seleção de Fornecedores | 12.5 Administração dos Contratos | 12.6 Encerramento do Contrato |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
modelo
A seleção de fornecedores envolve a recepção de coletas de preços ou propostas e a aplicação
dos critérios de avaliação para selecionar um fornecedor. Vários fatores aparte do custo ou
preço podem ser necessários para ser avaliados no processo de decisão da seleção do
fornecedor.
O preço pode ser o determinante para um
item fora de prateleira , mas o menor
preço pode não ser o menor custo, caso o fornecedor se mostre incapaz de entregar
o produto no prazo.
As propostas são freqüentemente
separadas em duas seções: técnica (quanto à
abordagem) e comercial (preço), sendo cada uma avaliada separadamente.
Os produtos críticos podem exigir
múltiplos fornecedores.
As ferramentas e técnicas descritas aqui podem ser usadas isoladamente ou em
conjunto. Por exemplo, um sistema de ponderação pode ser usado para:
Selecionar uma fonte única que será
convidada para assinar um contrato padrão.
Classificar todas as propostas para
estabelecer uma seqüência de negociação.
Nos principais documentos de aquisição, estes processo pode ser repetido.
Uma pequena lista de fornecedores qualificados baseados numa proposta preliminar pode ser
selecionada, para em seguida proceder a uma avaliação mais cuidadosa a partir de uma proposta
mais detalhada e abrangente.
12.4.1 Entradas para a Seleção de Fornecedores .1 Propostas As propostas são descritas na Seção 12.3.3.1. .2 Critérios de avaliação. Critérios de avaliação podem incluir amostras de produtos/serviços de fornecedores, previamente produzidas para a proposta e fornecer um caminho para a avaliação das qualidades e capacidades dos produtos. Eles também podem incluir a revisão de contratos de fornecedores históricos na organização. Os critérios de avaliação são descritos na Seção 12.2.3.2. .3 Políticas organizacionais. Organizações envolvidas em projetos tipicamente de aquisições tem políticas formais que afetam a avaliação das propostas. 12.4.2 Técnicas e Ferramentas para a Seleção de Fornecedores
.1 Negociação contratual. A negociação contratual envolve o esclarecimento e o acordo
mútuo da estrutura e requerimentos do contrato antes de sua assinatura. A linguagem final do
contrato, deve refletir, o máximo possível, todo o acordo alcançado. Os assuntos cobertos
incluem, mas não se limitam a, responsabilidades e autoridades, termos e leis aplicáveis,
abordagens quanto à gerência técnica e do negócio, financiamento do contrato, e preço. .2 Sistemas de ponderação. Um sistema de ponderação é um método para quantificar dados qualitativos para minimizar os efeitos de influências pessoais na seleção de fornecedores. A maioria destes sistemas envolve (1) designar um peso numérico para cada critério de avaliação, (2) atribuir notas para cada fornecedor em cada critério, (3) multiplicar o peso pela nota, e (4) totalizar os produtos resultantes para cálculo do resultado final. .3 Sistema de Classificação. Um sistema de classificação envolve o estabelecimento de requerimentos mínimos de desempenho para um ou mais critérios de avaliação. Por exemplo, pode ser exigido dos fornecedores, a apresentação de um gerente de projetos que tenha qualificações específicas–for exemplo, um PMP–antes que o restante da proposta seja considerada. .4 Estimativas independentes. Em muitos documentos de aquisição, a organização contratante pode preparar suas próprias estimativas para servir de base para avaliação dos preços propostos. A ocorrência de diferenças significativas em relação às estimativas pode indicar que a SOW não foi adequada ou que o fornecedor não entendeu ou errou no pleno atendimento à SOW. Estas estimativas são freqüentemente referenciadas como estimativas deve custar. 12.4.2 Saídas da Seleção de Fornecedores
.1 Contrato. Um contrato é um compromisso mútuo que obriga ao vendedor fornecer o produto
especificado e obriga ao comprador pagar por ele. Um contrato é um relacionamento legal
sujeito a recurso no tribunal. O acordo pode ser simples ou complexo, usualmente (mas não
sempre) refletindo a simplicidade ou a complexidade do produto. Contrato pode ser chamado,
entre outros nomes, um contrato, um acordo, um subcontrato, uma ordem de
compra, ou uma declaração de entendimento mútuo. A maioria das organizações têm
políticas e procedimentos documentados definindo quem pode assinar tais acordos em nome da
empresa, tipicamente chamado de um delegação de autoridade para aquisições.
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