12.1 Planejamento das Aquisições | 12.2 Preparação das Aquisições | 12.3 Obtenção de Propostas | 12.4 Seleção de Fornecedores | 12.5 Administração dos Contratos | 12.6 Encerramento do Contrato |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
modelo
A preparação das aquisições envolve preparar os documentos
necessários para suportar o processo de licitação (o processo de licitação está descrito na
Seção 12.3.
12.2.1 Entradas para a Preparação das Aquisições .1 Plano de gerência das aquisições. O plano de gerência das aquisições está descrito na Seção 12.1.3.1. .2 Declaração de trabalho (SOW). A declaração de trabalho está descrita na Seção 12.1.3.2. .3 Outras saídas de planejamento. As outras saídas de planejamento (ver Seção 12.1.1.5), que podem ter sido modificadas desde quando foram consideradas como parte do plano de contratrações, devem ser revistas novamente como parte da solicitação. Em particular, a preparação das aquisições deve ser intimamente alinhadas com o cronograma do projeto. 12.2.2 Técnicas e Ferramentas para a Preparação das Aquisições .1 Formulários padrões. Os formulários padrões podem incluir padrões de contratos e descrições de itens de compra, ou versões padronizadas de parte ou toda a documentação necessária ao edital (ver Seção 12.2.3.1). As organizações que operam com substanciais quantidades de aquisições, devem ter muitos desses documentos padronizados. .2 Avaliação especializada. A avaliação especializada está descrita na Seção 12.1.2.2. 12.2.3 Saídas da Preparação das Aquisições
.1 Documentos de aquisição. Os documentos de aquisição são usados para obtenção de
propostas a partir dos fornecedores potenciais. Os termos coleta de preços ou
cotação são geralmente usados quando a decisão de seleção do fornecedor é baseada em
preço (quando comprando itens padrões ou comerciais), enquanto o termo proposta é
geralmente
usado quando outras considerações, tais como abordagens técnicas ou habilidades técnicas
forem predominantes (quando comprando serviços profissionais). Entretanto, os termos são
muitas vezes trocados, devendo se tomar cuidado para não se fazer suposições sem
fundamento acerca das implicações dos termos usados. Alguns nomes comuns para
diferentes tipos de documentos de aquisição incluem: Coleta de Preços (Invitation for Bid
"IFB"), Solicitação de Proposta (Request for Proposal "RFP"), Solicitação de Cotação
(Request for Quotation "RFQ"), Convite para Negociação, e Resposta Inicial ao
Contratante.
.2 Critérios de avaliação. Os critérios de avaliação são usados para classificar ou
selecionar propostas. Eles podem ser objetivos (p.e., ”O gerente de projetos indicado deve ser
um Project Management Professional, PMP” ) ou subjetivos (p.e., “O gerente de projetos indicado
deve ter experiência prévia documentada em projetos similares”. Os critérios de avaliação
são freqüentemente incluídos como parte dos documentos de aquisição. Compreensão das necessidades – demonstrado pela proposta do fornecedor. Custo global ou custo do ciclo de vida – Será que o fornecedor selecionado produzirá a um custo total menor (custo da compra mais o custo operacional)? Capacidade técnica – Será que o fornecedor tem, ou será razoável esperar que ele venha a adquirir, as habilidades e o conhecimento técnicos necessários? Abordagem gerencial – será que o fornecedor tem, ou será razoável esperar que ele venha a desenvolver, processos e procedimentos gerenciais que assegurem um projeto de sucesso? Capacidade financeira – será que o fornecedor tem, ou será razoável esperar que ele venha a obter, os recursos financeiros necessários? .3 Atualizações na declaração de trabalho. A declaração de trabalho está descrita na Seção 12.1.3.2 As modificações em uma ou mais declarações de trabalho podem ser identificadas durante a preparação das aquisições.
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