3.1 Processos dos Projetos | 3.2 Grupos de Processos | 3.3 Interações entre os Processos | 3.4 Adaptação das Interações entre os Processos | 3.5 Mapeamento dos Processos de Gerência de Projetos |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
modelo
Os processos de gerência de projetos podem ser organizados em cinco grupos, cada um
deles contendo um ou mais processos:
Processos de iniciação – autorizar a execução do projeto ou fase.
Processos de planejamento – definir e refinar os objetivos e selecionar a melhor
alternativa para atingir aqueles objetivos de negócios que determinaram a existência do projeto.
Processos de execução – coordenar pessoas e outros recursos para realizar o
plano.
Processos de controle – assegurar que os objetivos do projeto estão sendo
atingidos, através da monitoração e medições regulares de progressos, para verificar existências
de variações em relação ao planejado, tomando ações corretivas quando necessárias.
Processos de encerramento – Formalizar a aceitação do projeto ou fase e
encerrá-lo(a) de uma forma organizada.
Os grupos de processos se ligam pelos resultados que produzem – o resultado ou
saída de um grupo torna-se entrada para outro. Entre grupos de processos centrais, as
ligações são iterativas - o planejamento alimenta a execução, no início, com um plano do
projeto documentado, fornecendo, a seguir, atualizações ao plano, na medida em que o
projeto progride. Estas conexões são mostradas na
Figura 3-1.
Além disso, os grupos de
processos da gerência de projetos não são separados ou descontínuos, nem acontecem
uma única vez durante todo o projeto; eles são formados por atividades que se sobrepõem,
ocorrendo em intensidades variáveis ao longo de cada fase do projeto. A
Figura 3-2
ilustra como os grupos de processos se sobrepõem e variam dentro de uma fase.
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