3.1 Processos dos Projetos | 3.2 Grupos de Processos | 3.3 Interações entre os Processos | 3.4 Adaptação das Interações entre os Processos | 3.5 Mapeamento dos Processos de Gerência de Projetos |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
modelo
Num grupo de processos, os processos individuais são ligados por suas entradas e
saídas. Considerando-se estas ligações, podemos descrever cada processo em termos de:
Entradas – documentos ou itens documentáveis que influenciarão o processo.
Ferramentas e técnicas – mecanismos aplicados às entradas para criar as saídas.
Saídas – documentos ou itens documentáveis resultantes do processo.
Os processos de gerência de projetos, que são comuns à maioria dos projetos na
maioria das áreas de aplicação, estão listados aqui e descritos em detalhe do Capítulo 4
até o 12. Os números entre parênteses, após os nomes dos processos, identificam o
capítulo e a seção onde ele é descrito. As interações entre os processos aqui ilustradas,
são também típicas na maioria dos projetos, na maioria das áreas de aplicação. A Seção
Seção 3.4
discute a customização das descrições dos processos e de suas interações.
3.3.1 Processos de Iniciação
Iniciação (5.1)
—obter o comprometimento da organização para o início da próxima fase do projeto.
3.3.2 Processos de Planejamento
Planejamento do Escopo (5.2)
—desenvolver uma declaração escrita do escopo, como base para futuras decisões no projeto.
Detalhamento do escopo (5.3)
—subdividir os principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais manuseáveis.
Definição das Atividades (6.1)
—identificar as atividades específicas que devem se realizadas para produzir os diversos
subprodutos do projeto.
Seqüenciamento das Atividades (6.2)
—identificar e documentar as dependências entre as atividades.
Estimativa da Duração das Atividades (6.3)
—estimar o número de períodos de trabalho (prazos) que serão necessários para completar as
atividades individuais.
Desenvolvimento do Cronograma (6.4)
—criar o cronograma do projeto a partir da análise da seqüência das atividades, suas durações,
e as necessidades de recursos.
Planejamento da Gerência de Risco (11.1)
—decidir qual a abordagem e o planejamento para a gerência de risco em um projeto.
Planejamento dos Recursos (7.1)
—determinar que recursos (pessoas, equipamentos, materiais) devem ser utilizados, e em que
quantidades, para a realização das atividades do projeto.
Estimativa dos Custos (7.2)
—desenvolver uma aproximação (estimativa) dos custos dos recursos que são necessários para
completar as atividades do projeto.
Orçamento dos Custos (7.3)
—alocar a estimativa dos custos globais ao pacote de trabalho individuais.
Desenvolvimento do Plano do Projeto (4.1)
—tagregar os resultados dos outros processos de planejamento construindo um documento coerente
e consistente.
Processos facilitadores. As interações entre os demais processos de
planejamento são mais dependentes da natureza do projeto. Por exemplo, em alguns projetos pode
haver sido identificado apenas um pequeno risco ou mesmo nenhum, até que a maioria do
planejamento tenha sido concluído e a equipe reconheça que as metas de custo e prazo
são por demais ousadas, envolvendo assim um risco considerável. Ainda que estes
processos facilitadoressejam realizados intermitentemente, e à medida que são
necessários, durante o planejamento do projeto, eles não são opcionais. Eles incluem:
Planejamento da Qualidade (8.1)
—identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los.
Planejamento Organizacional (9.1)
—identificar, documentar, e atribuir papéis, responsabilidades e relações hierárquicas no
projeto.
Montagem da Equipe (9.2)
—conseguir que os recursos humanos necessários sejam designados e alocados ao projeto.
Planejamento das Comunicações (10.1)
—determinar as necessidades das partes envolvidas quanto à informação e comunicação: quem
necessita de qual informação, quando necessita e como a informação será fornecida.
Identificação dos Riscos (11.2)
—determinar os riscos prováveis do projeto e documentar as características de cada um.
Análise Qualitativa dos Riscos (11.3)
—fazer uma análise qualitativa dos riscos e suas condições, para priorizar seus efeitos nos
objetivos do projeto.
Análise Quantitativa dos Riscos (11.4)
—fazer uma medição de propabilidade e de impacto de risco, assim como estimar suas
implicações nos objetivos do projeto.
Planejamento das Respostas aos Riscos (11.5)
—desenvolver processos e técnicas necessárias para o aproveitamento de oportunidades e reduzir
às ameaças de risco para os objetivos do projeto.
Planejamento das Aquisições (12.1)
—determinar “o que”, “quanto custa” e “quando” contratar.
Preparação das Aquisições (12.2)
—documentar os requisitos do produto/serviço a ser adquirido e as fontes possíveis de
fornecimento.
3.3.3 Processos de Execução
Execução do Plano do Projeto (4.2)
—levar a cabo o plano do projeto através da realização das atividades nele incluídas.
Garantia da Qualidade (8.2)
—avaliar regularmente o desempenho geral do projeto, com o objetivo de prover confiança de que o
projeto irá satisfazer os padrões estabelecidos de qualidade.
Desenvolvimento da Equipe (9.3)
—desenvolver habilidades e competências das pessoas e da equipe, para melhorar o desempenho do
projeto.
Distribuição das Informações (10.2)
—disponibilizar as informações necessárias, e no momento adequado, às partes envolvidas.
Pedido de Propostas (12.3)
—obter, conforme apropriado a cada caso (cotações de preço, cartas-convite, licitações,
concorrências), as propostas de fornecimento dos produtos e/ou serviços pretendidos.
Seleção de Fornecedores (12.4)
—escolher entre os possíveis fornecedores.
Administração dos Contratos (12.5)
—gerenciar os relacionamentos com os fornecedores.
3.3.4 Processos de Controle
Controle Integrado de Mudanças (4.3)
—coordenar as mudanças através de todo o projeto.
Verificação do Escopo (5.4)
—aceitar formalmente os resultados (escopo) do projeto.
Controle de Mudanças do Escopo (5.5)
—controlar as mudanças no escopo do projeto.
Controle do Cronograma (6.5)
—controlar as mudanças no cronograma do projeto.
Controle dos Custos (7.4)
—controlar as mudanças no orçamento do projeto.
Controle da Qualidade (8.3)
—monitorar resultados específicos do projeto para
determinar se eles atingem padrões adequados de qualidade, e identificar ações
para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.
Relato de Desempenho (10.3)
—coletar e divulgar informações de desempenho.
Isto inclui relatórios de status, medidas de progresso, e novas estimativas do projeto.
Controle e Monitoramento dos Riscos (11.6)
—ficar atento na identificação de riscos, monitorando riscos existentes e identificando
novos riscos, garantindo a execução de um plano de resposta aos riscos e avaliando suas
eficácia na redução do risco.
3.3.5 Processos de Encerramento
Encerramento dos Contratos (12.6)
—completar e liquidar o contrato, incluindo a resolução de qualquer item pendente.
Encerramento Administrativo (10.4)
— gerar, reunir e disseminar informações para formalizar o término da fase ou projeto,
incluindo avaliações e lições aprendidas para usar em outras fases ou futuros projetos.
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