1.1 Propósito deste Documento | 1.2 O que é um Projeto? | 1.3 O que é Gerência de Projeto? | 1.4 Relacionamento com Outras Disciplinas de Gerência | 1.5 Empreendimentos Relacionados |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
Gerência de Projetos é uma profissão emergente.
O propósito principal deste documento é identificar e descrever aquela parte do
PMBOK que é geralmente aceita. O termo geralmente aceita significa, neste caso,
que os conhecimentos e práticas descritos são aplicáveis à maioria dos projetos, na
maioria das vezes, e que há um consenso amplamente difundido sobre seu valor e
utilidade. Geralmente aceita não significa, entretanto, que os conhecimentos e
práticas descritos são ou devem ser praticados uniformemente em todos os projetos; a
equipe de gerência do projeto é sempre responsável pela escolha daquilo que é mais
apropriado para um projeto específico.
Gerentes Executivos.
Gerentes dos Gerentes de Projetos.
Gerentes de Projetos e outros membros da equipe.
Clientes e outros
Stakeholders do projeto.
Gerentes Funcionais que têm funcionários alocados às equipes de projeto.
Professores que atuam em cadeiras de Gerência de Projetos e tópicos
relacionados.
Consultores e outros especialistas em Gerência de Projetos e áreas
relacionadas.
Instrutores que ministram programas de treinamento em Gerência de
Projetos.
Por ser uma referência básica, este documento não abrange todos os aspectos da
Gerência de Projetos. O
Apêndice E
discute a questão de extensões ao PMBOK para Áreas de Aplicação específicas, enquanto no
Apêndice F
são listadas algumas fontes principais de informações sobre Gerência de Projetos.
Certificação de Profissionais de Gerência de Projetos (PMP® - Project
Management Professional).
Credenciamento dos programas educacionais que concedem grau em
Gerência de Projetos.
|