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1.3 O Que é Gerência de Projetos?
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Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, e técnicas
para projetar atividades que visem atingir as necessidades. A gerência de projeto é consumada
através do uso de processos, como por exemplo: iniciação, planejamento, execução, controle e
fechamento. O time do projeto cuida do trabalho do projeto que envolve tipicamente:
Demandas concorrentes para o: escopo, prazo, custo, risco e qualidade.
Diferentes necessidades e expectativas das partes envolvidas
(Stakeholders).
Identificação das necessidades.
Ela é importante para se notar que muitos processos sem gerência de projetos são de
natureza repetitiva. Isto em parte é verdade na existência da necessidade de elaboração
progressiva em um projeto durante seu ciclo de vida; ex: quanto mais você sabe sobre seu projeto,
melhor você esta habilitado para gerenciá-lo.
O termo gerência de projetos é algumas vezes usado para descrever uma
abordagem organizacional para gerenciamento dos processos operacionais contínuos. Esta
abordagem, mais conhecida como "gerência por projetos", trata muitos aspectos dos
serviços continuados como projetos, objetivando aplicar também a eles, os conceitos de
gerência de projetos. Embora seja óbvio que o conhecimento de gerência de projetos é
essencial para uma organização que aplica a gerência por projetos, uma discussão
detalhada dessa abordagem, está fora do escopo deste documento.
O conhecimento sobre gerência de projetos pode ser organizado de muitas formas.
Este documento está estruturado em duas seções principais e 12 capítulos como descrito
abaixo:
1.3.1 A Estrutura de Gerência de Projetos
A Seção I, A Estrutura de Gerência de Projetos, fornece uma estrutura básica para
compreensão do assunto gerência de projetos.
O Capítulo 1,
Introdução, define os termos chaves e apresenta uma visão geral do
resto do documento.
O Capítulo 2,
O Contexto da Gerência de Projetos, descreve o ambiente no qual o
projeto opera. A equipe de gerência do projeto devem compreender este contexto
amplo__o gerenciamento das atividades diárias do projeto é necessário mas não suficiente.
O Capítulo 3,
Os Processos da Gerência de Projetos, apresenta uma visão geral da
interação entre os diversos processos de gerência de projetos. O entendimento destas
interações é essencial para a compreensão do material apresentado do Capítulo 4 até o 12.
1.3.2 As Áreas de Conhecimentos da Gerência de Projetos
A Seção II, As Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos, descreve os
conhecimentos e práticas em gerência de projetos em termos dos processos que as
compõem. Estes processos foram organizados em nove áreas de conhecimentos como
descrito abaixo e como ilustrado na
Figura 1-1.
O Capítulo 4,
Gerência da Integração do Projeto, descreve os processos necessários
para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.
Ele é composto pelo desenvolvimento do plano do projeto, execução do plano do projeto
e controle geral de mudanças.
O Capítulo 5,
Gerência do Escopo do Projeto, descreve os processos necessários
para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o
trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. Ele é composto pela iniciação,
planejamento do escopo, detalhamento do escopo, verificação do escopo e controle de
mudanças do escopo.
O Capítulo 6,
Gerência do Tempo do Projeto, descreve os processos necessários
para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Ele é composto pela
definição das atividades, seqüenciamento das atividades, estimativa da duração das
atividades, desenvolvimento do cronograma e controle do cronograma.
O Capítulo 7,
Gerência do Custo do Projeto, descreve os processos necessários para
assegurar que o projeto seja completado dentro do orçamento previsto. Ele é composto
pelo planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e controle
dos custos.
O Capítulo 8,
Gerência da Qualidade do Projeto, descreve os processos necessários
para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão
satisfeitas. Ele é composto pelo planejamento da qualidade, garantia da qualidade e
controle da qualidade.
O Capítulo 9,
Gerência dos Recursos Humanos do Projeto, descreve os processos
necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Ele
é composto pelo planejamento organizacional, montagem da equipe e desenvolvimento
da equipe.
O Capítulo 10,
Gerência das Comunicações do Projeto, descreve os processos
necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e pronta
apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo
certo. Ele é composto pelo planejamento das comunicações, distribuição das
informações, relato de desempenho e encerramento administrativo.
O Capítulo 11,
Gerência dos Riscos do Projeto, descreve os processos que dizem
respeito à identificação, análise e resposta a riscos do projeto. Ele é composto pelo
plano de gerência do risco, identificação dos riscos, análise qualitativa dos riscos,
análise quantitativa dos riscos, plano de respostas aos
riscos e monitoramento e controle.
O Capítulo 12,
Gerência das Aquisições do Projeto, descreve os processos
necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que
desenvolve o projeto. Ele é composto pelo planejamento das aquisições, preparação das
aquisições, obtenção de propostas, seleção de fornecedores, administração dos contratos
e encerramento do contrato.
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