1.1 Propósito deste Documento | 1.2 O que é um Projeto? | 1.3 O que é Gerência de Projeto? | 1.4 Relacionamento com Outras Disciplinas de Gerência | 1.5 Empreendimentos Relacionados |
Integração | Escopo | Tempo | Custo | Qualidade | Recursos | Comunicações | Risco | Aquisições |
modelo
Certos tipos de empreendimentos são fortemente relacionados com projetos.
Há muitas vezes uma uma hierarquia do plano estratégico, program, projeto e subprojeto, na qual
um programa cosistindo de vários projetos asociados contribuirão para alcançar um plano
estratégico.
Estes tipos de empreendimentos são descritos abaixo:
O "Programa avião XYZ" inclui o(s) projeto(s) de design e desenvolvimento
da aeronave assim como os serviços continuados de fabricação e suporte do veículo no campo.
Muitas empresas eletrônicas têm "gerentes de programas" que são responsáveis
tanto pelo desenvolvimento das versões de um produto individual (que são projetos)
quanto pela coordenação, ao longo do tempo, dessas diversas versões do produto
(que são serviços continuados).
Os programas podem também envolver uma série de tarefas repetitivas ou cíclicas,
como por exemplo:
Nos serviços de água, luz e esgoto é comum se falar em "programa de
construção" anual, significando uma operação continuada regular, que envolve muitos projetos.
Muitas organizações sem fim lucrativos têm um "programa de coleta de
fundos". Esse esforço continuado para se obter suporte financeiro, freqüentemente envolve uma
série de projetos discretos tais como campanhas de captação de membros e leilões.
A publicação de um jornal ou revista é também um programa__o periódico
propriamente dito é um esforço continuado, mas a geração de cada exemplar individual é um
projeto.
Em algumas áreas de aplicação, a gerência de programas e a gerência de projetos são
tratados como sinônimos; em outras, a gerência de projetos é um subconjunto da gerência de
programas. Esta diversidade de significados torna imperativo que antes de qualquer discussão
sobre gerência de programas versus gerência de projetos, haja uma definição clara
e consistente, entre os participantes, de cada um dos termos.
Subprojetos. Os projetos são muitas vezes divididos em componentes mais
gerenciáveis ou subprojetos. Subprojetos são freqüentemente contratados de outra
empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização. Exemplos incluem:
Subprojetos baseados em processos do projeto, como uma fase única.
Subprojetos de acordo com necessidades de mão-de-obra especializada, como
a instalação de acessórios hidráulicos ou elétricos em um projeto de construção.
Subprojetos envolvendo tecnologia como, testes de programas de computadores em um
projeto de desenvolvimento de software.
Subprojetos são tipicamente referenciados como projetos e gerenciados como tal.
|