Atividade: Descrever o Negócio Atual
Essa atividade abrange a solução alternativa de compreender o negócio como está e refinar os objetivos do esforço de modelagem de negócio.
Estende: Descrever o Negócio Atual
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Objetivo
A finalidade dessa atividade é compreender os processos e a estrutura atuais (como estão) da organização e com base nessa compreensão, refinar os objetivos do esforço de modelagem de negócio.
Relacionamentos
Descrição

A finalidade dessa atividade não é descrever a organização toda detalhadamente -- apenas o suficiente para permitir que a equipe priorize as partes da organização que serão focadas para o restante do projeto. Os motivos para fazer a modelagem de negócio devem abranger a extensão e a profundidade do esforço (consulte Conceito: Escopo da Modelagem de Negócio). Por exemplo, um modelo de negócio mais amplo e detalhado será mais necessário para um projeto BPR (Reengenharia do Processo de Negócios) do que para um modelo de domínio.  

[JAC94] (páginas 164 - 167) aponta, "Enquanto percebemos que é vital produzir esse modelo, desejamos enfatizar a importância de não desperdiçar muito tempo nisso." Observa-se também que, "Há, certamente, situações em que é necessário obter mais detalhes, porém isso deve pesar mais contra as conseqüências negativas da nova modelagem". É dito isso porque na prática, é muito fácil concluir a modelagem mais do que é necessário.

Em geral, começa-se com a criação de uma base antes de começar a descrever os casos de uso de negócios. Normalmente, a estrutura da organização é descrita, ou refinada se necessário (consulte as Visualizações de Organização e Geográficas do Documento de Arquitetura de Negócio). Os Sistemas de Negócio podem ser definidos se uma grande parte do negócio for modelada. Independentemente disso, é feito um primeiro esboço das Entidades de Negócio na visualização Domínios do Documento de Arquitetura de Negócio. Isso facilita muito a comunicação durante os workshops de modelagem de negócio fornecendo um contexto para discussão. Além disso, uma equipe pode começar com os Trabalhadores de Negócio, possivelmente começando com as posições dos empregados na organização. Embora os trabalhadores de negócio representem funções e, portanto, não devem ser confundidos com posições, as posições fornecem um ponto de partida útil para identificar os trabalhadores de negócio.

Em seguida, as Metas de Negócio são definidas, usando qualquer uma que já tenha sido identificada durante a tarefa Avaliar Status do Negócio. Durante ou após a descrição das metas de negócio, o Modelo de Caso de Uso de Negócios é incrementado com os Agentes Comerciais e os Casos de Uso de Negócio (e possivelmente os Eventos de Negócio). Os casos de uso de negócios devem ser rastreados de volta às metas de negócios que eles suportam. Durante esse rastreamento, é possível que você possa identificar novas metas de negócio ou refinar as metas de negócio existentes. Onde os requisitos que controlam o comportamento dos casos de uso de negócio não são abrangidos (como os requisitos de desempenho), eles devem ser documentados nas Especificações de Negócios Suplementares.

Com base nos objetivos de modelagem de negócio, os casos de uso de negócios são priorizados e a Visualização do Processo de Negócio do Documento de Arquitetura de Negócio é atualizada com os casos de uso de negócios de forma arquitetural significativa. As Realizações de Caso de Uso de Negócios são então produzidas para os casos de uso de negócios de prioridade mais alta. Os Trabalhadores de Negócio, Entidades de Negócio e Eventos de Negócio que já foram identificados podem ser utilizados como pontos de partida, embora serão refinados. Durante a descrição dessas realizações de casos de uso de negócios atuais, as regras de negócios não serão abrangidas, as quais devem ser capturadas nas Regras de Negócios - em um documento ou diretório no Modelo de Análise de Negócio.

Quaisquer termos, conceitos e definições descobertos durante a execução dessas atividades devem ser capturados no Glossário de Negócios. No final dessa atividade, os objetivos e expectativas devem ser reconsiderados e ajustados se necessário, com base na experiência obtida com os casos de uso de negócio de prioridade mais alta. Se necessário, a Visão de Negócios deve ser refinada. Ao executar essa atividade, talvez fique óbvio que as premissas ou decisões tomadas durante a tarefa Avaliar Status do Negócio estavam incorretas. Se esse for o caso, a Avaliação da Organização de Destino pode precisar ser ajustada para refletir a situação real.

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível
Criação da Equipe

Sua equipe de modelagem de negócio, todos atuando como analistas de processo de negócios, devem interagir com os representantes dos investidores. Essa equipe de modelagem de negócio estendida necessita de bom conhecimento sobre o domínio de negócios assim como uma compreensão de como os sistemas de software são utilizados atualmente para automatizar os negócios. Os membros da equipe central precisam ter boas habilidades de facilitação.

Considerações de Teclas

Execute essa atividade se a compreensão do negócio atual for uma meta para o esforço de modelagem de negócio. Pule-a se você determinou que nenhuma alteração ocorrerá nos processos de negócios ou se planejar desenvolver um novo negócio mais ou menos a partir do zero.

Conduza um workshop no qual a meta será compreender e esboçar os casos de uso de negócios e os agentes comerciais na organização atual. As seguintes técnicas de amostra podem ser aplicadas para ajudar a coletar informações corretas e relevantes: